Cerrado: riqueza e abundância sob constante ameaça

Por Funatura

24 de fevereiro de 2022

Fábio Padula, proprietário da RPPN Bacupari (Foto: Laercio Machado de Sousa)

Essa semana a Funatura recebeu uma pérola do nosso amigo Fábio Padula, Guardião da RPPN Bacupari, no município de Cavalcante (GO). Ele é parte de um grupo de 50 proprietários que foram auxiliados pelo projeto Reservas Privadas do Cerrado na criação de RPPNs. @reservasdocerrado

Um pouquinho de Cerrado por um observador de campo. O Cerrado em pleno esplendor na Chapada dos Veadeiros.

Com esse intenso regime de chuvas, alternadas com alta luminosidade, observo a impressionante germinação das sementes nativas que despencaram e voaram maduras de suas matrizes e se juntaram a decomposição, da matéria orgânica, acelerada pela água, micro-organismos, insetos, ave fauna e outros seres superativos ávidos e sadios.

É notável a diferença nas áreas de Cerrado, que não foram destruídas pelo fogo, que antecedeu no período chuvoso. Já as impactadas perderam essa oportunidade de regeneração acelerada que foi registrada a 25 anos atrás, relatos de moradores antigos da Chapada dos Veadeiros. Alguns observadores de campo, dizem; “um ano de fogo, são sete anos de atraso”.

Água minando em todo lugar, rios cheios, lençóis superficiais abastecidos, nascentes acordaram, tudo em festa. Nos 32 anos que lido a serviço da Mãe Terra no Cerrado, nunca tinha presenciado intenso vigor e esplendor, como se fosse um renascimento do Cerado contra a ação grosseira do homem.

Padula
Proprietário da RPPN Bacupari
Cavalcante (Goiás)

O Cerrado

Com a experiência do Projeto Reservas Privadas a Funatura reforça que o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, que ocupa 24% do território nacional, abrangendo 11 estados e o Distrito Federa, tem importância fundamental para a sociedade brasileira. É a savana mais biodiversa do mundo: concentra cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta.

Desempenha papel chave na proteção dos recursos hídricos, abrigando oito das doze regiões hidrográficas brasileiras, abastecendo seis das oito grandes bacias hidrográficas. Abriga os aquíferos Bambuí, Urucuia e Guarani mais importantes para o abastecimento das bacias do São Francisco, Paraná, Tocantins e Araguaia.

Apesar de tamanha importância, apenas 8,7% de sua extensão está protegida sob forma de unidades de conservação (CNUC/MMA) e mais de 50% de sua área foi desmatada, transformando-se na maior parte em áreas de produção agropecuária.

Atualmente, pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Sim, essas espécies correm o risco de desaparecer para sempre do planeta Terra, em pouquíssimo tempo, caso o ser humano não repense suas atitudes.

As queimadas, a caça e principalmente a expansão da monocultura de soja, causam a destruição da vegetação nativa, o comprometimento das bacias hidrográficas e uma trágica perda de habitat, ameaçando a sobrevivência dos animais emblemáticos do Cerrado, como o lobo-guará, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, o raríssimo pato-mergulhão e até mesmo das araras, que podem ser vistas ainda em abundância.

 

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.