Oficina do Projeto GEF Áreas Privadas – Fase II

Por Funatura

29 de janeiro de 2024

Entre os dias 25 e 26 de janeiro, cerca de 70 pessoas, entre representantes dos governos municipal, estadual e federal, ONGs, pesquisadores, proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), povos tradicionais e demais parceiros potenciais, estiveram reunidos no auditório da UnB Cerrado, em Alto Paraiso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, durante a Oficina do Projeto GEF Áreas Privadas – Fase II.

O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SBio/MMA), em conjunto com o Instituto Internacional para -Sustentabilidade (IIS) e Fundação Pró-Natureza (Funatura), teve por objetivo alinhar os resultados obtidos até o momento, mobilizar e articular atores e representações locais de diversos segmentos envolvidos no projeto, a fim de iniciar a implementação de sua segunda fase no Cerrado.

Mais da metade da vegetação nativa do Cerrado (62%) está em áreas privadas, ou seja, terras particulares. Elas abrigam grande parte de remanescentes da vegetação natural e têm enorme importância na conservação da biodiversidade. Para o chefe de gabinete da SBio/MMA e coordenador institucional do projeto, Carlos Eduardo Marinelli, “ter a parceria dos proprietários de RPPN é fundamental para atingir os objetivos do projeto. Os proprietários que já estão atuando precisam de maior reconhecimento e divulgação de suas ações de conservação da biodiversidade de forma a motivar a criação de novas”.


Com intensa participação dos presentes, a oficina encerrou com o recolhimento de subsídios para ações bastante promissoras. “As pessoas acreditaram que era possível viver longe da base de conexão da vida. Mas a natureza nos mostrou que esse pensamento estava errado. Nós do MMA temos o compromisso de trabalhar muito para incorporar todas as contribuições colhidas aqui e futuras. Esperamos que este projeto sirva para abrir outros espaços como este, de diálogo e de coprodução, auxiliando na recolocação deste projeto”, afirmou Rita Mesquita, secretária da SBio/MMA.

O PROJETO
O Projeto “GEF Áreas Privadas – Concretização do potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil” é financiado pelo Global Environment Facility (GEF), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) e executado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), sob coordenação da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Tem por objetivos principais ampliar o manejo sustentável da paisagem e contribuir para a conservação da biodiversidade e da provisão dos serviços ecossistêmicos em áreas privadas no Brasil.

O Projeto ainda tem como metas de médio e longo prazos o aumento da conectividade e da cobertura nativa, a redução da degradação ambiental, a melhoria da conservação das espécies ameaçadas e a mitigação das mudanças climáticas.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.