A Fundação Pró-Natureza (Funatura) foi criada em 1986, em Brasília, Distrito Federal. Desenvolve e apoia projetos em todo o Brasil enquanto uma das organizações da sociedade civil de grande relevância no contexto socioambiental brasileiro.
Em 1997, foi declarada de utilidade pública federal. Durante seus 35 anos de existência, executou mais de cem projetos, em sua maioria no bioma Cerrado.
Alguns foram premiados, outros reconhecidos nacional e internacionalmente. Dentre eles, destaca-se a implantação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Outra importante iniciativa pioneira é o Projeto de Santuários de Vida Silvestre que, além das ações de proteção das espécies e ecossistemas locais, incentiva pesquisas científicas e promove a educação ambiental e o ecoturismo.
A Funatura já realizou estudos, pesquisas, planejamentos, inventários, implantação de unidades de conservação em ecossistemas terrestres e marinhos, em todos os biomas brasileiros, além do Cerrado.
Apoiou a preservação de espécies ameaçadas de extinção e desenvolveu projetos de educação ambiental, de apoio ao turismo e ao extrativismo sustentáveis junto às comunidades tradicionais situadas no entorno de áreas protegidas.
Essas iniciativas forneceram subsídios tanto para discussões entre a sociedade civil e o poder público quanto às políticas públicas socioambientais.
Foi eleita por ONGs, redes ambientalistas e outros coletivos para representar os interesses da sociedade civil em diferentes fóruns e colegiados, reivindicando por melhores condições ambientais, refletindo na qualidade de vida da população brasileira.
MISSÃO
A Funatura tem por missão defender o meio ambiente no Brasil, com ênfase na manutenção da diversidade biológica e na melhoria da qualidade de vida da população, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais em todos os biomas do país, de modo geral, e nos biomas Cerrado e Pantanal, em particular.
OBJETIVOS
Para cumprir a sua missão, a Funatura tem por finalidade:
– promover estudos e pesquisas sobre os recursos naturais e seu manejo adequado, garantindo a sobrevivência de espécies em risco;
– estimular a criação e o estabelecimento de unidades de conservação e outras áreas protegidas;
– facilitar a conscientização da sociedade a respeito da conservação da natureza e da preservação quando for o caso;
– formar atores sociais envolvidos com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais;
– incentivar o turismo ecológico, cultural e educativo;
– promover práticas adequadas ao uso racional e sustentável dos recursos naturais, junto a entidades públicas e privadas;
– fazer intercâmbio com entidades ambientalistas e científicas, nacionais e internacionais;
– divulgar técnicas, métodos e formas de manejo equilibrado dos recursos naturais em sítios ecológicos relevantes, por meio de estudos, prevenindo e mitigando a degradação ambiental;
– educar o público para a correta utilização dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente, dedicando especial atenção às comunidades carentes, sem qualquer forma de discriminação de cor, raça, condição social, gênero, credo político e/ou religioso;
– promover ações de saúde e assistência social junto a comunidades localizadas em áreas de influência de unidades de conservação;
– atuar na área cultural e artística, promovendo ações dialógicas entre meio ambiente e cultura;
– oferecer assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares, comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas que vivem nas proximidades de áreas protegidas, identificando e divulgando práticas sustentáveis de produção.