Guardiões da Natureza se reúnem em Brasília para comemorar o Dia da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) 

Por Funatura

29 de janeiro de 2024

O encontro será dia 31 de janeiro, no auditório do IBAMA Prevfogo(DF)

Proprietários rurais e representantes de organizações se reunirão na próxima quarta-feira, dia 31 de janeiro, na sede do IBAMA Prevfogo, em Brasília, com uma agenda cheia em comemoração ao Dia da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Na programação, com previsão de participação de autoridades políticas, governamentais e institucionais em defesa das RPPNs, está prevista a entrega de certificados aos proprietários, bem como Planos de Manejo, lançamento da Rede Brasileira de Reservas Naturais, lançamento da publicação “Diretrizes para áreas sob proteção”, atualização sobre o cenário das RPPNs e painéis de debate, como: “Tecnologias e formas de combate e prevenção de incêndios florestais em reservas privadas” e “Crédito de carbono em áreas privadas”.

Com mais de 60 inscritos, sendo pelo menos 20 guardiões da natureza, ou seja, proprietários de reservas, o evento marca a retomada dos encontros pós-pandemia, sendo o último realizado em 2018. As inscrições para participação no modo presencial estão encerradas, porém o evento será também transmitido online no LINK: (19) Celebrando o Dia Nacional das RPPNs! – YouTube

Com 34 anos de história no Brasil, desde que as Reservas Particulares do Patrimônio Natural são consideradas Unidade de Conservação e constam no Sistema Nacional de Conservação, já se somam 1.862 RPPNs no país, abrangendo quase 900 mil hectares de territórios preservados.

Conforme explica Laércio Machado, coordenador de projetos da Funatura, qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma propriedade em situação fundiária regularizada pode criar uma RPPN. “Quando alguém decide criar uma RPPN, deixa o seu nome e seu legado para as gerações futuras, para todo o sempre. O objetivo maior é manter a biodiversidade, proporcionando grandes corredores. As mudanças climáticas estão acontecendo, e os criadores de RPPNs estão dando um passo a mais na questão de preservação para que a biodiversidade permaneça como está. Seja apenas para preservar, ou para uso de pesquisa e ecoturismo, a motivação maior sempre é o amor à natureza”, defende.

O Superintendente Executivo da Funatura, Pedro Bruzzi, explica que a conservação ambiental em áreas privadas faz parte da história da Funatura, “Iniciamos em dezembro de 1987 com o projeto Santuários da Vida Silvestre de forma pioneira o que mais tarde com a promulgação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) a ideia foi recepcionada no texto como RPPN. Nos dias atuais a estratégia se demonstra moderna e necessária, biomas como o Cerrado que possui baixo percentual de área protegida e um elevado percentual de áreas privadas as reservas particulares cumprem um papel fundamental de conservação e conectividade.”  

O evento é uma realização da Fundação Pró Natureza – Funatura e Rede Brasileira de Reservas Naturais com a parceria da REPAMS, Rppn Catarinense, ACPN e Associação Caatinga. Conta com  o apoio  e participação da Diretoria de Criação e Manejo de Unidade de Conservação DIMAN/ICMBio, SOS Sertão, umgrauemeio, Future Carbon, Nefau, Instituto Homem Pantaneiro, FAU, Sesc Polo Socioambiental Pantanal, Cristalino Lodge, IBAMA Prevfogo, UICN, CMAP, GEF Terrestre, Funbio e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Sobre a Funatura

A Fundação Pró-Natureza (Funatura), criada em 1986 em Brasília, é uma organização relevante no contexto socioambiental brasileiro. Declarada de utilidade pública federal em 1997, a Funatura executou mais de cem projetos em seus mais de 35 anos de existência, principalmente no bioma Cerrado. Destacam-se iniciativas como a implantação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas e o Projeto de Santuários de Vida Silvestre, que promovem a proteção ambiental, pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo. Além disso, a Funatura realizou estudos e projetos em todos os biomas brasileiros, apoiando a preservação de espécies ameaçadas e promovendo o desenvolvimento sustentável junto a comunidades tradicionais. A fundação também desempenha um papel ativo na representação da sociedade civil em fóruns e colegiados, buscando melhorias nas condições ambientais e na qualidade de vida da população brasileira. Sua missão é defender o meio ambiente no Brasil, com ênfase na diversidade biológica e na melhoria da qualidade de vida, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais. Para mais informações acesse: www.funatura.org.br

📅 Quando e Onde?
📍 Dia: 31 de janeiro
📍 Horário: Das 9h às 18h
📍 Local: Auditório do PrevFogo – Edifício Sede do IBAMA, Brasília/DF

👥 Presencial e Online:
O evento será presencial (porém as inscrições já estão encerradas), mas será transmitido ao vivo via YouTube no canal da Funatura: Funatura – YouTube

🌐 Mais informações sobre a programação:
www.redereservasnaturais.org

Contatos para impressa:

  • Ingrid Silveira 
    Coordenadora de comunicação / Funatura
    contato@ingridsilveira.com
    (61) 99988.6881
  • Karine Dias
    Assessoria de comunicação – Projetos Aroeira e Piúva Rosa
    comunicacao.dika@gmail.com
    (67) 99265-5761
  • Instagram:
    @funatura
    @piuvarosa
    @projetoaroeirarppn

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.