Pesquisadores preparam plano de manejo para Serra dos Montes Altos (BA)

Por Funatura

17 de agosto de 2021

Equipes da Funatura e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia: Avaliação Ecológica Rápida do Parque Estadual e do Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos (BA). Foto: Alessandro Neiva

As pesquisas em campo na Bahia, previstas pelo acordo de cooperação da Funatura com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para elaboração dos planos de manejo do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e do Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, começaram no dia 8 de agosto e seguem até o dia 18.

Estão sendo analisadas as áreas de avifauna (aves), mastofauna (mamíferos) e herpetofauna (répteis), além da vegetação, meios físico e socioeconômico, nos municípios de Guanambi, Candiba, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi e Pindaí (BA).

Nesta etapa, os pesquisadores e os coordenadores do trabalho, a bióloga Gisele Sessegolo e o engenheiro ambiental Alessandro Neiva, estão aplicando a metodologia de Avaliação Ecológica Rápida (AER) em locais predefinidos entre a Funatura e a gestora da unidade de conservação estadual.

Segundo Gisele Sessegolo, a metodologia AER baseia-se num levantamento flexível, rápido e direcionado das espécies e tipos vegetais existentes na área, considerando as condições de relevo e paisagem. O método por AER combina a interpretação de imagens de satélite, coletas de dados de campo e visualização de informação espacial com a finalidade de gerar informações úteis para o planejamento da área protegida.

O estudo resultará na caracterização de unidades classificadas da paisagem e na descrição das espécies da fauna e da flora.  Dados biofísicos básicos, mapas e relatórios serão sobrepostos e correlacionados para embasar o zoneamento e o manejo do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e do Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos.

Após essa caracterização ambiental, a Funatura dará início às atividades de consulta às comunidades do entorno da unidade de conservação, por meio de oficinas presenciais ou virtuais (a depender das diretrizes adotadas nos municípios). Nessas oficinas, os dados produzidos em campo serão compartilhados com as comunidades.

ACORDO DE COOPERAÇÃO 

A Funatura assinou, em setembro de 2019, acordo de cooperação com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para elaboração de planos de manejo para Unidades de Conservação (UCs), na Bahia, com a participação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a interveniência da empresa Enel Green Power Primavera Eólica S.A., empreendedor responsável pelo adimplemento da compensação ambiental. Está prevista a aplicação de mais de R$ 1,2 milhão na realização de três planos de manejo.

As UCs beneficiadas com os planos de manejo são: Monumento Natural Cânions do Subaé, Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, e Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos.

A Funatura já elaborou 19 Planos de Manejo, sendo quatro federais, três estaduais e 12 particulares. Entre os mais relevantes, estão: Parque Nacional Grande Serão Veredas, Reserva Biológica Atol das Rocas, Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, Parque Nacional de Brasília, Parque Estadual da Serra das Araras (MG), Estação Ecológica Estadual Wenceslau Guimarães (BA), Arie Santuário de Vida Silvestre Riacho Fundo (DF) e várias Reservas Privadas de Patrimônio Natural (RPPNs), especialmente no estado de Goiás.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.