Oficinas incluem comunidades em projetos na Bahia

Por Funatura

23 de dezembro de 2021

Moradores do entorno do Monumento Natural dos Cânions do Subaé na oficina. Foto: Alessandro Neiva

Para elaborar os Planos de Manejo do Monumento Natural dos Cânions do Subaé, Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, na Bahia, a Funatura realizou reuniões abertas de planejamento participativo com as comunidades do entorno das unidades de conservação (UCs).

As atividades ocorreram em modo presencial, por solicitação dos participantes que não tem acesso à internet. Para garantir a segurança sanitária, foram escolhidos locais amplos, arejados, com disposição de álcool, além do uso constante de máscaras por todos.

Com a participação da comunidade, as equipes de planejamento da Funatura, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia puderam entender os anseios da população para o melhor uso e proteção das UCs, além de agregar os saberes locais à elaboração dos documentos.

“As oficinas proporcionaram o encontro de várias lideranças em um mesmo espaço, com vivências diferentes e as mesmas dúvidas ou problemas. O turismo de forma desordenada, a quantidade de lixo gerado e o recurso que nem sempre fica na região foram alguns dos pontos levantados. A comunidade ficou animada e esperançosa com a construção dos planos de manejo”, destaca o engenheiro ambiental e coordenador do projeto pela Funatura, Alessandro Neiva.

COMUNITÁRIOS

A oficina sobre o Parque Estadual e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos ocorreu em outubro, em dois municípios, devido ao tamanho da área trabalhada: Guanambi, Candiba, Urandi, Pindaí, Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto (BA). Estavam presentes mais de 50 comunitários.

“É importante fazer uma divulgação ampla, com palestras em todos os municípios que compõem a Serra. A ideia das palestras é ampliar o alcance e a importância das unidades, por exemplo, convidando professores da região”, sugeriu um comunitário da região.

Já o encontro com as comunidades do entorno do Monumento Natural dos Cânions do Subaé foi em setembro, no distrito de Oliveira dos Campinhos, município de Santo Amaro (BA).

“A oficina foi muito importante para que todos possamos aprender a ter conhecimento sobre o meio ambiente”, afirmou um participante.

Ao longo de 2021, a Funatura realizou as atividades de pesquisa em campo nas UCs. Com os resultados das oficinas, os planos de manejo podem ser consolidados, após a construção do zoneamento e dos programas temáticos.

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

A Funatura assinou, em setembro de 2019, acordo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para elaboração de planos de manejo para Unidades de Conservação (UCs), na Bahia, com a participação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a interveniência da empresa Enel Green Power Primavera Eólica S.A., empreendedor responsável pelo adimplemento da compensação ambiental.

 

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.