Funatura participa do I Seminário Solo Vivo

Por Funatura

9 de maio de 2022

O que nos motiva é o entendimento de que não há mais sentido na polarização entre aqueles que reconhecem a importância do meio ambiente e aqueles que defendem a produção agrícola no país. É importante construirmos, com aquilo que sabemos de melhor, uma conciliação entre a agenda produtiva e a agenda ambiental.”

Nesta quarta-feira, dia 4, o Superintendente Executivo da Funatura, Pedro Bruzzi Lion abriu sua participação no I Seminário Solo Vivo falando sobre conservação ambiental e produção sustentável. Ao destacar a importância em se superar o embate travado, por décadas, entre o desenvolvimentismo economicista e a sustentabilidade ambiental, Bruzzi falou sobre a necessidade de aliar a conservação ambiental à eficiência produtiva no campo. Hoje, a pergunta sobre o que é mais importante: preservar o meio ambiente ou acelerar o crescimento econômico oferece respostas que superam a ideia da contradição e conferem equilíbrio a essas duas forças.

A mesa ‘Tendências de mercado’ trouxe a participação de especialistas em diferentes frentes: Presente e perspectivas para o mercado de produtos orgânicos, sua necessidade de expansão, investimento e democratização na fala de Laércio Meirelles, da Rede EcoVida. A certificação participativa, que oferece, para além da avaliação de conformidade, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio de saberes entre os produtores foi tema trazido por Rogério Dias, do Instituto Brasil Orgânico. Cid Sanches, da Round Table of Sustainable Soil (RTSS) Association, falou sobre os critérios de certificação (agrotóxicos e desmatamento) e mercados potenciais e Luciano Mansor de Mattos, da Embrapa Cerrados, discutiu desenvolvimento rural e novas tendências de mercado. Confira a mesa, na íntegra, clicando aqui.

A primeira edição do Seminário Solo Vivo aconteceu em Alto Paraíso de Goiás, importante cidade na região da Chapada dos Veadeiros, nos dias 4 e 5 de maio. Seu objetivo foi debater inovações tecnológicas para a agricultura empresarial e familiar, visando a sustentabilidade econômica, socioambiental e cultural na região.

O evento foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), da Secretaria de Meio Ambiente de Alto Paraíso de Goiás. Além de tendências de mercado, o Seminário vai debateu temas como experiências produtivas da agricultura familiar e empresarial, gestão pública e crédito rural, dentre outros.

Aberto e gratuito, o evento foi integralmente transmitido online e está disponível no canal da Rede Pouso Alto Agroecologia no YouTube.

A Funatura está presente na região da Chapada dos Veadeiros com três importantes projetos. O projeto Parque Estadual Águas do Paraíso, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, é responsável pelo levantamento topográfico georreferenciado da Unidade de Conservação. A Funatura também realiza estudos para o parcelamento interno, área comum e definição de reserva legal do Assentamento de Desenvolvimento Sustentável (Esusa). A Rede de Monitoria Participativa da Fauna na Chapada dos Veadeiros, que apoia a instalação de câmeras para o monitoramento da fauna silvestre no território. E o projeto de Revisão do Zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás. Além disso, a Funatura contribui para a preservação e conservação da fauna e flora na região, a partir da criação de Reservas Privadas de Patrimônio Cultural (RPPNs).

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.