Funatura inicia o projeto Conserva Cerrado

Por Funatura

20 de janeiro de 2022

Equipe do Conserva Cerrado. Foto: Divulgação
Equipe do Conserva Cerrado. Foto: Divulgação

A Fundação Pró-Natureza (Funatura), em parceria com o Brasília Ambiental (Ibram), promoveu no dia 19 de janeiro de 2022, a primeira reunião para alinhamento de equipe e início oficial das atividades do Projeto Conserva Cerrado.

A parceria faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Ibram, para a execução de Projeto de Compensação Florestal, por meio do Plano de Diretrizes para Aplicação de Recursos de Compensação Ambiental.

Durante a reunião de planejamento foram apresentados os objetivos, metas, além de definido o primeiro bloco de unidades de conservação a serem (re)categorizadas e que terão planos de manejo elaborados.

“Sabemos que o GDF tem uma demanda muito grande de estudos ambientais, pesquisas, planos e até da própria parte jurídica e processual que envolve essas áreas. A definição das unidades foi feita em consonância com o Ibram, sempre priorizando o território, o modelo de gestão e a forma de mobilização social a ser utilizada”, destaca Mara Moscoso, Coordenadora do Projeto Conserva Cerrado.

De acordo com Carolina Lepsch, diretora de Implantação de Unidades de Conservação do Ibram, a parceria com a Funatura é fundamental na troca de conhecimentos em prol da preservação da biodiversidade. “As ações do projeto irão auxiliar tanto no planejamento quanto na gestão das unidades de conservação, sempre tendo em vista o engajamento da comunidade”, afirmou.

O Projeto Conserva Cerrado tem o objetivo de elaborar estudos técnicos para criação, (re)categorização, definição de poligonais e elaboração de planos de manejo de Unidades de Conservação no Distrito Federal, de forma a dotar essas áreas de instrumentos de gestão e planejamento para a proteção da natureza.

CONVÊNIO

Em 15 de dezembro de 2021, a Fundação Pró-Natureza (Funatura) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) celebraram convênio para execução do Projeto Conserva Cerrado, no âmbito do Acordo de Cooperação firmado com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (Ibram), em 16 de junho de 2020.

Para saber mais clique aqui.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.