Funatura inaugura RPPN em Pirenópolis

Por Funatura

23 de janeiro de 2013

RPPNFA3

Fundação Pró-Natureza (Funatura) inaugurou em agosto de 2010 a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) “Santuário de Vida Silvestre Flor das Águas”, em Pirenópolis (GO). A Reserva fica a cerca de 5km de Pirenópolis e ocupa uma área de 43,31 hectares.

RPPNFA3A RPPN Santuário de Vida Silvestre Flor das Águas é uma iniciativa da Funatura voltada para a educação ambiental, conservação e preservação da fauna, flora e dos recursos hídricos, além do uso sustentável por meio do ecoturismo na região. A propriedade foi integralmente transformada em uma reserva natural que oferece grande tranqüilidade e beleza para os visitantes. Além de ser mais uma opção de lazer e turismo para os brasilienses, goianos e amantes da natureza.

Na programação do evento estão inclusas visitas à Reserva, apresentações culturais e atividades de interpretação ambiental durante o fim de semana. Os convidados e visitantes poderão apreciar e degustar produtos e frutos do Cerrado.

A Fundação Pró-Natureza também apresentará, na sexta-feira, às 10h no Theatro de Pyrenópolis, os resultados referentes ao Projeto “Conservação da Biodiversidade e Promoção do Turismo Ecológico”, que contou com o apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD).

A importância da RPPN Flor das Águas

A RPPN Santuário de Vida Silvestre Flor das Águas está inserida no Corredor Ecológico Paranã-Pireneus, situando-se nas proximidades da Área de Proteção Ambiental Estadual dos Pireneus e do Parque Estadual dos Pireneus, que englobam os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.

Além da Reserva, o município de Pirenópolis conta com quatro reservas particulares, que são somadas aos esforços dos municípios vizinhos, com duas reservas localizadas em Cocalzinho de Goiás e uma em Corumbá de Goiás. Com a criação de novas reservas particulares na região, a tendência e objetivo é a formação de um mosaico de unidades de conservação, o que é de fundamental importância para a conservação da biodiversidade da região.

No entorno da reserva, ainda há propriedades com paisagens conservadas. Com seus 43,31 hectares, faz divisa com a RPPN Santuário de Vida Silvestre Vagafogo (17 ha) e a Área de Captação de Água da SANEAGO (10 ha), que abastece cerca de 40% da população da cidade de Pirenópolis.

Atrações:

Trilha da Loba: um circuito com 2,2km de extensão, como passarelas, pontes, escadas, mirantes e pontos de descanso;

Córrego Vagafogo: oferece locais para banho, áreas de contemplação da paisagem e trilha;

Trilha noturna: a Reserva desenvolve um trabalho de trilha noturna que tem seu início e fechamento no estrelódromo;

Centro de Apoio à Pesquisa e Educação Ambiental (CEAPE): local para realização de atividades de educação ambiental, cursos e treinamentos e recepção dos visitantes;

Área de Camping: com capacidade para abrigar até 40 barracas;

Estacionamento: a Reserva possui dois estacionamentos e conta com presença de um guarda-parque que reside na Reserva e trabalha em período integral.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.