Funatura elabora propostas de criação de unidades de conservação em Goiás

Por Funatura

19 de março de 2013

SB

O estado de Goiás pretende alcançar as metas do Projeto Cerrado Sustentável Goiás, que integra o Programa Cerrado Sustentável, do Governo Federal. Tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a adoção de políticas e práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais no Bioma Cerrado, ampliando o Sistema Estadual de Unidades de Conservação com a criação de unidades de conservação de proteção integral.

A Funatura foi contratada, por meio de seleção pública via edital, para elaborar os estudos referentes à Geodiversidade, Biodiversidade e Socioeconomia em áreas definidas como prioritárias para a conservação no estado de Goiás. Das 15 áreas prioritárias foram selecionadas três que tiveram os estudos aprofundados e foram elaboradas propostas de criação de parques estaduais – PE São Bartolomeu, PE Serra da Prata e PE Rio São Félix.

Além da proteção dos recursos naturais, a categoria parque estadual possibilita a expansão e consolidação do turismo de aventura e do ecoturismo como componentes importantes da economia local. A região do nordeste do Estado apresenta alguns dos municípios com maiores carências econômicas e sociais, tornando o turismo ligado à natureza uma opção para agregar novas atividades para as populações humanas.

As consultas públicas para apresentação e discussão das propostas dos três parques serão realizadas pela Semarh Goiás, no período de 23 a 26 de abril de 2013, nos municípios de Nova Roma, Monte Alegre de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Os documentos referentes às propostas, estudos técnicos e localização podem ser acessados nos links abaixo.

> Cartaz de divulgação

SB SFX SPR

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.