Funatura e comunidade de Planaltina juntas pela Pedra Fundamental

Por Funatura

16 de fevereiro de 2022

Em atendimento a uma antiga demanda da comunidade de Planaltina, – que solicitou junto ao Ibram a transformação da área onde está localizada a Pedra Fundamental em unidade de conservação – a equipe do Projeto Conserva Cerrado compareceu ao local no dia 15 de fevereiro. Em parceria com a comunidade, serão elaborados estudos técnicos que, posteriormente, serão discutidos em Consulta Pública.

Entre as entidades que assinaram o documento protocolado junto ao Ibram, estão o Portal Cerratense, Guardiões de Mestre D´Armas, Conselho de Cultura de Planaltina, Conselho de Turismo de Planaltina, Instituto Maria do Barro, Grupo de Ciclismo Pedala Planaltina, Associação dos Produtores Rurais da Pedra Fundamental, Conselho de Segurança de Planaltina, Museu do Cerrado, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Caminhos do Planalto Central, Ecomuseu Pedra Fundamental, Associação do Carro de Boi de Planaltina e Entorno e Fórum das ONGs Ambientalistas do DF.

De acordo com o historiador e um dos principais articuladores pela recategorização da área, Robson Eleutério da Silva, “este é um local histórico, é o território que melhor representa hoje o bicentenário da independência do Brasil. A Pedra Fundamental traz consigo a história da interiorização do país, portanto, elevá-la à condição de Unidade de Conservação contribuirá para garantir a biodiversidade do Cerrado e os corredores ecológicos presentes no Alto da Bacia do Rio São Bartolomeu”.

O senhor Alcides de Paula é dono de uma propriedade rural que faz divisa com o território onde está localizada a Pedra Fundamental e também é ativista pela preservação da paisagem natural e desenvolvimento sustentável da região. Ele acredita no potencial turístico do lugar e costuma guiar voluntariamente turistas e ciclistas que aparecem por ali. “É o ponto de partida de um circuito turístico já estabelecido, que inclui o Morro da Capelinha, o Vale do Amanhecer e as Águas Emendadas. As pessoas chegam em busca de lazer e podem conhecer um pouco mais sobre a própria história do Brasil”, afirmou.

CENTENÁRIO

A Pedra Fundamental foi inaugurada em 7 de setembro de 1922, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. O local escolhido foi uma colina, a 7 km de Planaltina, sendo o primeiro monumento erguido para a criação do novo Distrito Federal, conforme estabelecia a primeira Constituição Republicana, promulgada em 1891. Após a inauguração de Brasília, o monumento e seu entorno tornaram-se uma sala de aula a céu aberto, visitado por moradores de diversas partes do DF e de outras regiões do país, interessados em conhecer a história da interiorização da capital. Situado sobre uma colina no Vale do rio São Bartolomeu, a 1.033m de altitude, o Morro do Centenário, onde foi assentada a Pedra Fundamental, ocupa uma área de 39.4 hectares. Em 1982, o obelisco, de propriedade da União, foi tombado como Patrimônio Histórico do Distrito Federal.

Siga o Instagram da Funatura! @funatura

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.