Editorial: Reunindo energia para 2022

Por Funatura

16 de dezembro de 2021

RPPN Terra de Maria, em Pirenópolis (GO). Foto: Laércio Machado

Aqui estamos em mais um fim de ano. Não foi nada fácil, mas chegamos. Nos solidarizamos com as famílias enlutadas pela pandemia e, mesmo vivendo dias de mais esperança, na perspectiva do calor humano em confraternizações familiares, seguimos atentos às novas variantes e à constante necessidade de adaptação aos novos tempos.

Num ano em que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas se debruçou sobre as maiores evidências dos efeitos e impactos causados pelo aquecimento global, apesar de alguns resultados promissores, as questões centrais novamente foram adiadas. Porém, vamos abordar o que está ao nosso alcance: o nosso trabalho.

A Funatura empreendeu uma importante mobilização interna para que fosse possível colocar em movimento um processo de mudança institucional. Liderada pelo professor Braulio Dias, junto à nova Diretoria e composição do Conselho de Curadores, a equipe executiva arregaçou as mangas e foi à luta.

Este ano, no dia 31 de julho, a Funatura completou 35 anos. No Dia do Cerrado, em 11 de setembro, comemoramos com um encontro presencial no Parque Olhos D’água, em Brasília. Na ocasião, lançamos a nossa nova logomarca, nosso novo site, distribuímos brindes e organizamos visitas guiadas ao Parque pelo nosso conselheiro e poeta Nicholas Von Behr. Foi um sucesso!

NOVA FASE

Após a venda da RPPN Flor das Águas em Pirenópolis, foi possível solucionar os passivos institucionais e adquirir uma sala comercial na Asa Norte. Preparando o terreno para uma nova fase, com adimplência e o sonho da sede própria realizado.

Concorremos em diversos editais e estamos com a execução de importantes projetos. Agora, em dezembro, foi possível concluir a elaboração do Plano de Manejo e do Plano de Uso Público do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Na unidade de conservação localizada na região mais visitada no estado de Goiás, realizarmos o trabalho com excelência, de acordo com a nova metodologia do ICMBio, e incluímos a participação social em ambiente virtual.

Aproximamos a Funatura da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás e abrimos frentes na atualização do Zoneamento da APA do Pouso Alto no Nordeste Goiano. Também iremos contribuir, na região, com a consolidação dos Parques Estaduais Águas do Paraíso e Terra Ronca, por meio de estudos técnicos de georreferenciamento.

Com muita alegria e sentimento de dever cumprido, estamos encerrando o Projeto Reservas Privadas do Cerrado em parceria com o IEB/CEPF. Foi possível criar 50 novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural no Cerrado brasileiro – um feito histórico e, mais que isso, aprendemos os caminhos mais eficientes de como criar novas unidades de conservação nessa modalidade, na relação com os proprietários rurais interessados, órgãos de meio ambiente, cartórios e com o ICMBio.

Lançamos minidocumentários e desenvolvemos um novo aplicativo de apoio à gestão das RPPNs. Enfim, parabéns à equipe do Projeto RPC e… Atenção doadores! Existe uma máquina azeitada de criação de unidades de conservação por aqui! Estamos em busca de novas parcerias para seguir com esse trabalho sem precedentes e fundamental à proteção da natureza.

PROJETOS DE CONSERVAÇÃO

Com apoio do Funbio, pelo Projeto GEF Terrestre, retomamos nossa frente no Pantanal com o Projeto Recuperando e Protegendo – RPPN Sesc Pantanal. Realizaremos um trabalho de restauração ambiental e manejo integrado do fogo na maior RPPN do Brasil. Em plena década da restauração dos ecossistemas instituída pela ONU, a Funatura segue presente nessa importante agenda.

Já pelo Projeto GEF Áreas Privadas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Internacional de Sustentabilidade e com o Programa de Conservação dos Mamíferos da Chapada dos Veadeiros da Universidade de Brasília, inciamos o projeto Conservando Biodiversidade e Paisagens Rurais – com o objetivo de monitorar mamíferos terrestres de grande porte. A Funatura teve a honra de integrar a Rede de Monitoria Participativa de Fauna que articula pessoas em favor da proteção da natureza na Chapada dos Veadeiros.

Em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), apoiaremos a Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros na região do Jalapão (TO), para a consolidação do manejo sustentável e produtivo da paisagem e fortalecimento dos meios de vida local.

No Distrito Federal, uma das unidades da federação com maiores índices de desmatamento no bioma Cerrado, em parceria com o Brasília Ambiental e a Fundação Banco do Brasil, estamos nos preparando para executar um Projeto no contexto do Edital Conserva Cerrado. Atuaremos na dotação de instrumentos inovadores de gestão e planejamento de áreas protegidas no DF.

Aos poucos, estamos organizando a casa e montando um time capaz de colocar a Funatura em uma nova fase, adaptada às tecnologias atuais e à modernidade, sem perder a base do ativismo ambiental com os nossos princípios fundamentais, com a nossa essência.

Desejamos um 2022 com muitos desafios, sucesso e muita saúde, para que possamos seguir juntos em nossa caminhada por um mundo melhor e mais saudável.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.