Neste ano, a Funatura começa um novo projeto na Chapada dos Veadeiros: “Fortalecimento das Reservas Privadas: uma Visão de Futuro”. Hoje, a região conta com 51 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) legalmente estabelecidas em mais de 27.000 hectares de Cerrado. Essas unidades de conservação privadas cumprem um papel fundamental por integrar esforços de conservação com o poder público e promover mudanças de comportamento na sociedade.
Porém, seus proprietários não atuam de forma integrada e não possuem representação em instâncias participativas. Muitas RPPNs não possuem visitação pública, por falta de organização e capacitação.
Para beneficiar e estimular os proprietários de reservas privadas na Chapada dos Veadeiros, o projeto prevê:
- Criação de novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural
- Elaboração de Planos de Manejo para RPPNs
- Criação de uma Rede de Proprietários de RPPNs
- Integração e governança das RPPNs
- Incentivo à liderança de proprietárias mulheres
- Criação do “EcoMuseu das RPPNs” na internet
- Seminários, eventos presenciais e lives de internet para gerar oportunidades e intercâmbio.
- Públicação de três documentos técnicos: “Visão de Futuro das RPPNs da Chapada dos Veadeiros – 2050″, “Diagnóstico Participativo” e “Carta de Princípios da Rede de Proprietários”
- Produção de três vídeos sobre RPPNs e conservação da paisagem
Pretende-se assim, destacar o papel dos proprietários, especialmente das mulheres, como os protagonistas da conservação da região. Serão criadas oportunidades para que atuem juntos na proteção da biodiversidade e boa gestão de suas RPPNs.
RPPN Catedral, em Alto Paraíso (GO)
Lideranças femininas
É crescente o número de mulheres que passaram a ter interesse na criação de reservas particulares. Das 96 RPPNs do estado de Goiás, 29% delas são de propriedades exclusivas de mulheres e 9% são de propriedades de casais homem-mulher.
Moradores locais, organizações da sociedade civil e visitantes vêm somando esforços para garantir a proteção da biodiversidade da Chapada dos Veadeiros por meio do incentivo à criação de unidades de conservação, públicas e privadas. O desmatamento decorrente do avanço da agricultura mecanizada e dos processos de urbanização dos municípios é a principal ameaça à natureza da região.
Para reforçar a proteção, a Funatura também vai trabalhar pelo reconhecimento oficial do Mosaico Veadeiros–Paranã, conjunto de áreas protegidas com gestão integrada e participativa.
Muitas mulheres já figuram como proprietárias de RPPNs na Chapada dos Veadeiros
Sobre o projeto
O projeto “Fortalecimento das Reservas Privadas na Chapada dos Veadeiros: uma Visão de Futuro” é financiado pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), um programa conjunto da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservation International, da União Europeia, do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, do Governo do Japão e do Banco Mundial.
Por meio de doações que somam mais de US$ 296 milhões, o CEPF já ajudou a conservar mais de 1.300 ameaçadas, proteger 55,8 milhões de hectares de áreas-chave de biodiversidade e estabelecer 17,1 milhões de hectares de novas áreas protegidas.