Duração: 2025
O projeto tem como objetivo aprimorar a gestão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na Chapada dos Veadeiros, promovendo a integração dos proprietários e a implementação de uma governança estruturada e eficiente. Para isso, será fomentada a criação da Rede de Proprietários de RPPNs da Chapada dos Veadeiros, uma iniciativa inovadora voltada para a construção colaborativa de uma visão estratégica de longo prazo para as RPPNs.
Essa abordagem fortalecerá a formulação e consolidação de políticas públicas direcionadas à gestão das reservas, ampliando sua relevância na conservação ambiental e promovendo a participação mais ativa das reservas privadas na gestão integrada do território da Chapada dos Veadeiros.
A iniciativa busca valorizar o protagonismo dos proprietários das reservas, com um olhar especial para o papel fundamental das mulheres na conservação da biodiversidade local. O projeto prevê a criação de um espaço de acolhimento, troca de experiências e LIVEs com conteúdos sobre gestão de RPPN estimulando o engajamento coletivo para a proteção da fauna, flora e dos serviços ecossistêmicos associados às RPPNs.
Principais ações
- Produção de um diagnóstico detalhado sobre a situação das RPPNs na Chapada dos Veadeiros, mapeando desafios e oportunidades para a ampliação da rede;
- Construção da visão do futuro – RPPNs 2050, um processo participativo que reunirá proprietários, especialistas e atores estratégicos para definir um plano de longo prazo, estabelecendo metas concretas para a consolidação das reservas privadas como peças-chave na conservação regional e no desenvolvimento sustentável da Chapada dos Veadeiros;
- Criação da Rede de Proprietários da Chapada dos Veadeiros, A Rede de Proprietários da Chapada dos Veadeiros será uma plataforma de cooperação e governança coletiva voltada para o fortalecimento da gestão das RPPNs na região. A iniciativa visa unir proprietários de reservas privadas em um espaço estruturado de diálogo, troca de experiências e articulação conjunta para ampliar a efetividade da conservação ambiental e a implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade das RPPNs;
- Elaboração de 9 planos de manejo para as RPPNs da região, garantindo diretrizes técnicas para sua proteção e gestão;
- Apoio à criação de 8 novas RPPNs, incentivando a expansão das áreas protegidas privadas na região;
- Realização de eventos técnicos e lives para disseminação de conhecimento e boas práticas sobre a gestão das reservas, promovendo intercâmbio entre proprietários e especialistas, fortalecendo a governança e a conservação territorial.
Execução do Projeto
O projeto é executado pela Fundação Pró-Natureza (Funatura) e e conta com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, Critical Ecosystem Partnership Fund) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).
O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Fundo Global para o Meio Ambiente, do Governo do Japão e do Banco Mundial, reunindo esforços globais para a proteção da biodiversidade em áreas prioritárias. Essa iniciativa representa um marco para a conservação da Chapada dos Veadeiros, promovendo inovação, engajamento e uma melhor gestão para as RPPNs.
Área de atuação
- São João d’Aliança – GO
- Alto Paraíso de Goiás – GO
- Colinas do Sul – GO
- Teresina de Goiás – GO
- Cavalcante – GO
- Nova Roma – GO
Equipe
Equipe da Funatura dedicada às ações do Projeto
Luciano Souza: Coordenador do Projeto
Verônica Theulen: Coordenadora Técnica
Juliana Bragança: Assessoria de Coordenação
Paulo Henrique Souza: Administrativo Financeiro
Pedro Bruzzi: Articulação Institucional
Laercio Machado: Especialista em RPPN
Mecanismo de Reclamação