Luiz Van Beethoven Benício de Abreu foi chefe do Parque Nacional de Brasília por cerca de 20 anos entre os anos 1960 e 1980.
Foi professor universitário, trabalhando por um longo período na UPIS – União Pioneira de Integração Social, no Departamento de Turismo, onde atuou como um dos precursores em turismo na natureza.
Foi um dos membros fundadores da Funatura, em julho de 1986, tendo presidido o seu Conselho de Curadores nos períodos de 1994 a 1995 e 2004 a 2011.
É um momento de tristeza para todos os conselheiros e membros da Funatura. Beethoven era um expert em Cerrado, pessoa simpática e engajada em ações em defesa da natureza.
Os membros do Conselho de Curadores expressam, em nome da Fundação, os mais sinceros agradecimentos ao amigo e conselheiro Luiz Beethoven e deseja paz e bem à sua família.
Os exemplos deixados por Beethoven se farão brilhar como estrelas na lembrança de quem o amou. Ele agora é uma semente que foi plantada, e que, devidamente regada, vai florescer e produzir frutos.
Na foto abaixo, na comemoração dos 25 anos da Funatura, entre os também, ex-presidentes, Henrique Brandão Cavalcanti, Herbert Schubart e Cleber Alho.