Grupo cruzou paisagens do Cerrado, a savana mais biodiversa do planeta - Luana Santa Brígida
História publicada no site Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) destaca a parceria em prol do ecoturismo na Chapada dos Veadeiros, em Goiás
A Fundação Pró-Natureza (Funatura) teve seu trabalho reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do projeto GEF Áreas Privadas, em matéria que celebrou os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
A notícia, publicada no site do MMA, destacou a travessia de 29 quilômetros no Caminho dos Veadeiros, liderada pelo Departamento de Áreas Protegidas (DAP), e a importância da parceria entre governo e sociedade civil para a conservação da biodiversidade.
A Funatura foi mencionada como coexecutora do projeto GEF Áreas Privadas no Cerrado, e o coordenador de Ecoturismo e Gestão Territorial, Julio Itacaramby, teve a oportunidade de compartilhar detalhes sobre o Caminho dos Veadeiros. “A história da trilha de longo curso começou em 2012, com a travessia da cachoeira das Sete Quedas”, lembrou Itacaramby. O Caminho dos Veadeiros conta com o apoio do GEF Áreas Privadas.
Itacaramby destacou que a reabertura do trecho para a comunidade quilombola da Capela foi uma retribuição do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A comunidade ficou sem acesso à Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás (GO), por muitos anos. O trecho foi sinalizado recentemente para visitação.
A matéria do MMA reforçou o protagonismo da instituição na idealização da travessia e na política pública de trilhas. O diretor do DAP, Pedro Menezes, afirmou que a expedição foi uma oportunidade para que os parceiros entendessem, na prática, o potencial das trilhas como uma ferramenta de conservação da biodiversidade. Menezes também salientou o papel de parceiros como a Funatura, que, segundo ele, deu a força para que a trilha decolasse e se consolidasse.
O intercâmbio de experiências entre os biomas foi outro ponto alto da expedição. Anderson Ribeiro, da Associação Mico-Leão Dourado (AMLD), que também coexecuta o projeto GEF Áreas Privadas na Mata Atlântica, elogiou a estrutura do Caminho dos Veadeiros e afirmou que leva as melhores práticas para a APA de São João, onde atua a AMLD.
Leia a notícia na íntegra:
O projeto GEF Áreas Privadas é financiado pelo Global Environment Facility (GEF), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com gestão financeira do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A Funatura é coexecutora do projeto no Cerrado, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto. Os principais objetivos do projeto são ampliar o manejo sustentável da paisagem, contribuir para a conservação da biodiversidade e fortalecer a provisão de serviços ecossistêmicos em áreas privadas no Brasil.