Funatura no festival Ilumina

Por Funatura

15 de setembro de 2022

A Funatura marcou presença no festival Ilumina, que aconteceu na Chapada dos Veadeiros neste último final de semana. Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, cerca de mil pessoas se reuniram na Aldeia Multiétnica no município de Alto Paraíso para a oitava edição do festival.

Pedro Bruzzi, superintendente da Funatura, compôs a mesa “A água que você bebe vem do Cerrado”, que aconteceu no sábado, dia 11/09, à tarde. Na roda, saberes acadêmicos, populares e ancestrais se uniram para demonstrar a importância do Cerrado brasileiro para a conservação da biodiversidade, para o abastecimento de água, para o equilíbrio climático e para seus povos originários. O evento foi transmitido ao vivo pelo perfil da Funatura no Instagram @funatura.

Além de compor a programação oficial do festival na roda de conversa, a Funatura fez parte do estande da Rede Cerrado. Em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e o Mapbiomas, a Funatura criou um ambiente aconchegante para receber os participantes e apresentar a importância da organização para a conservação do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Pelo estande passaram representantes quilombolas, indígenas, pesquisadores/as, organizações amigas e muita gente engajada.

A Rede Cerrado, que completa 30 anos em 2022, levou para o Ilumina a campanha #VotePeloCerrado. Com o objetivo de destacar a importância de se eleger candidaturas comprometidas com a conservação do bioma, o #VotePeloCerrado ganhou eco na Chapada dos Veadeiros. A campanha é realizada por ISPN e Rede Cerrado, com apoio do Global Environment Facility, Small Grants Programme, PNUD Brasil, projeto CERES, União Europeia no Brasil e WWF Brasil. 💚 E nós, da Funtatura estamos juntos nessa! 🤝

No coração do Cerrado, em meio a ocas e a uma paisagem de morros e chapadas, o festival reuniu vivências, práticas corporais, encontros com professores, pesquisadores e palestrantes, contato direto com a natureza nativa da região e shows com artistas nacionais. Nãnan Matos, Luedji Luna e Emicida estrelaram no palco e vestiram a camisa da campanha #votepelocerrado.

A equipe da Rede Cerrado subiu no palco para a leitura, a várias vozes, do manifesto Grito pelo Cerrado – Caliandra. Poetizado por Fernanda Oliveira, da Funatura, o texto reflete o conteúdo do manifesto criado a muitas mãos pela Rede Cerrado. As leituras reforçam o processo de devastação que tem marcado o Cerrado nas últimas décadas, e destaca a importância da adoção de medidas para conter a sua expansão.

O festival Ilumina tem a proposta de reunir pessoas para ativar a percepção de que somos todos responsáveis pelo cuidado e pela preservação do nosso ambiente externo – a natureza, tanto quanto, somos responsáveis por cuidar e conhecer o nosso ambiente interno – emoções, sonhos, relações, saúde e bem-estar. Foi muito gratificante participar dessa celebração, compartilhar experiências, informações e saberes e levar um pouquinho da atuação da Funatura no bioma que é o berço das águas brasileiras.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.