No mês de fevereiro, a Funatura e o Instituto Biotrópicos realizaram uma expedição científica em cinco áreas de estudo nos municípios de Bonito de Minas, Miravânia e Cônego Marinho, em Minas Gerais. O objetivo foi produzir um levantamento das espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios presentes na região. A região visitada é um dos refúgios de biodiversidade mais importantes do Cerrado e faz parte de uma pesquisa sobre biodiversidade e impactos ambientais, financiada pela organização internacional Rainforest Trust.
O Projeto Áreas Protegidas: Cerrado e Caatinga busca ampliar o conhecimento sobre zonas de transição entre os dois biomas. As informações obtidas ajudarão na elaboração de estratégias de conservação e de manejo sustentável para essas áreas.
Durante a expedição no entorno do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, os pesquisadores atravessaram um cenário composto por veredas e lagoas, que abriga espécies raras e ameaçadas de extinção, como o cachorro-vinagre (Speothos venaticus). Houve inclusive um rápido encontro com uma onça-parda (Puma concolor), registrado em vídeo.
Divulgação de resultados
O levantamento contou com o apoio logístico do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e teve duração de 13 dias, com atividades de campo realizadas durante o dia e à noite.
No ano passado, a Funatura realizou trabalho semelhante no Sul do Piauí, na área de transição entre o Cerrado e a Caatinga. Na ocasião, registramos 73 espécies localizadas, incluindo oito delas ameaçadas de extinção. Veja aqui.
Os resultados do levantamento de Minas Gerais serão divulgados em breve.
Projeto Áreas Protegidas: Cerrado e Caatinga
O Projeto Áreas Protegidas: Cerrado e Caatinga, apoiado pelo Rainforest Trust, pesquisa informações sobre biodiversidade, serviços ecossistêmicos, posse de terra e impactos ambientais em três territórios importantes para a conservação do Cerrado e da Caatinga:
- Região do Parque Estadual Veredas do Peruaçu (MG)
- Região do Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
- Região de Jerumenha (PI)
Saiba mais sobre o projeto