Neste 11 de setembro, celebramos o Dia do Cerrado. Com a campanha “Cerrado: Coração das Águas do Brasil!”, uma rede de instituições parceiras destaca a importância vital desse bioma para nossos recursos hídricos e sua conexão direta com a vida de milhões de pessoas.
Série de conteúdos mostram que o Cerrado é o berço das nascentes de 8 das 12 principais bacias hidrográficas da América do Sul. As águas subterrâneas, que abastecem atividades agropecuárias e geram energia para milhões, recarregam-se por meio das raízes profundas de árvores e plantas do Cerrado.
Confira aqui a campanha
Neste dia, infelizmente, também precisamos lembrar que o Cerrado está sob ataque. De acordo com o estudo do cientista florestal Yuri Salmona, o bioma pode perder 34% de seu volume de água até 2050. Isso equivale à vazão de oito rios Nilo!
Cerco de ameaças
Outros dados alarmantes surgiram no Seminário Técnico-Científico sobre Controle e Transparência de Autorizações de Supressão da Vegetação:
- No Brasil, a média de desmatamento legal é de 4,7%. No Cerrado, essa taxa pode alcançar até 50% em alguns estados, de acordo com dados do Instituto Centro de Vida.
- Segundo o MapBiomas, 15% do desmatamento no Brasil no último ano foi realizado com Autorização de Supressão Vegetal (ASV).
- Muitas ASVs não guardam relação com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), dificultando o controle efetivo.
Funatura na Linha de Frente
A Funatura continua firme em sua missão de proteger o Cerrado. Nossas ações incluem:
- Criação de unidades de conservação
- Restauração ambiental
- Apoio ao desenvolvimento sustentável
- Valorização de povos e comunidades tradicionais
Nosso trabalho tem gerado propostas de políticas públicas essenciais à pauta ambiental, como as normas de controle e transparência das ASVs e a participação nas discussões sobre Áreas Prioritárias para Conservação de Água do Cerrado (APCAC).
Este projeto, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Cerrados e a Agência Nacional de Águas, visa mapear as áreas que mais necessitam de proteção ou restauração.
Objetivo é apresentar o resultado desse trabalho durante a COP30, em novembro de 2025, em Belém.
Nosso compromisso
Vamos continuar lutando pela preservação do Cerrado, para garantir que suas águas continuem fluindo, trazendo vida e prosperidade para o Brasil.
Contamos com você nessa missão!
Pedro Bruzzi
Diretor-executivo