Entre os dias 16 e 17 de maio, trabalhadores e trabalhadoras do agroextrativismo receberam um treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos, que procurou reforçar a importância de alguns cuidados e processos durante as etapas de beneficiamento. Dessa vez, Copabase e Coopsertão Veredas participaram das atividades coordenadas pelo Núcleo do Pequi em Arinos (MG) e Chapada Gaúcha (MG). O encontro faz parte das metas do projeto Rede Sociobio Cerrado e Pantanal, coordenado pela Funatura.
Na parte da manhã, a pedagoga Daniela Couto e a educadora física Michele Couto trouxeram dinâmicas de grupo com movimentos de relaxamento e alongamento, parte prática que colocou os(as) participantes de pé logo cedo. Já na parte da tarde, José Fábio e Ane Caroline, ambos engenheiros de alimentos, juntamente com o nutricionista Daniel Vieira, trabalharam a parte de boas práticas.
Durante o treinamento, foram abordadas temáticas essenciais para o dia a dia de quem trabalha com a manipulação de alimentos, como as resoluções técnicas que norteiam o setor e a discussão sobre boas práticas como medidas preventivas de contaminações que podem comprometer a saúde pública.
Trabalhadores e trabalhadoras da Copabase durante formação em Arinos (MG)
Os participantes também receberam orientações sobre a aplicação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s), que descrevem detalhadamente as rotinas de higienização de ambientes, utensílios e equipamentos. Segundo o Núcleo do Pequi, esses procedimentos ajudam a manter o controle de qualidade e a evitar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), ainda comuns em atividades de beneficiamento.
O evento também abordou a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e de planilhas de controle das atividades e faxinas, ferramentas que facilitam o monitoramento dos processos internos e garantem mais eficiência. A importância da comunicação visual, como cartazes educativos nos ambientes de produção, também foi tema de conversa.
O treinamento foi bem recebido pelos participantes, que destacaram a importância de manter-se atualizados sobre os cuidados na manipulação de alimentos.