Cientistas, estudantes, representantes de comunidades locais e organizações da sociedade civil estiveram reunidos na Chapada dos Veadeiros para o XII Encontro de Pesquisadores e Sociedade, realizado em novembro de 2024. Com mais de três décadas de atuação no território, a Funatura desempenhou um papel central no evento, ajudando a conectar ciência, tradição e preservação ambiental.
O evento, promovido pelo Centro UnB Cerrado em Alto Paraíso (GO), debateu temas como conservação da biodiversidade, criação de áreas protegidas, e as perspectivas das comunidades quilombolas na gestão sustentável da Chapada dos Veadeiros. Trata-se de uma reunião que acontece todos os anos, desde 2013, para divulgar o conhecimento, articular e promover ações de conservação da sociobiodiversidade.
O diretor-presidente da Funatura e vice-diretor do Centro UnB Cerrado, José Luiz de Andrade Franco, organizou duas mesas de discussão. Primeiro debate organizado pelo professor José Luiz tratou do monitoramento e conservação de grandes e médios mamíferos (ele é coordenador do projeto “Mamíferos da Chapada”; e o segundo, sobre monitoramento e conservação da avifauna na Chapada dos Veadeiros.
RPPNs e quilombolas
A mesa que tratou das RPPNs da Chapada dos Veadeiros foi organizada pela coordenadora técnica da Funatura Verônica Theulen. O debate evidenciou a criação de cinco novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) pela Funatura em 2024, resultado do Projeto Aroeira.
Outro momento marcante foi a apresentatação de dois jovens pesquisadores quilombolas da região. Com o tema “Os Kalunga e suas histórias: Perspectivas quilombolas para a Chapada dos Veadeiros*, os pesquisadores mostraram como o seu trabalo integra ciência e saberes tradiicionais.
Foram discutidos ao longo do encontro temas como prevenção e manejo do fogo, combate às espécies exóticas e restauração da vegetação nativa. Houve ainda uma mostra de pôsteres sobre projetos de pesquisa e extensão e um passeio pela trilha interpretativa no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, encerrando o evento com uma imersão prática na biodiversidade local.
Neste XII Encontro, a Funatura reafirmou sua presença na Chapada dos Veadeiros, mostrando resultados de projetos importantes para a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.