A Funatura apoia o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no monitoramento do Plano de Manejo do Parque Nacional Grande Sertão Veredas (PNGSV). A unidade de conservação, localizada no noroeste de Minas Gerais, foi criada em 1986, e seu Plano de Manejo foi aprovado em 2003 – sempre com a participação da Funatura.
No dia 28 de outubro, a Funatura recebeu em sua sede os servidores do ICMBio, Peterson de Almeida, chefe do PNGSV, e Klinton Vieira Senra, chefe substituto. A oficina teve como objetivo avaliar a realização das ações propostas no plano atual, as zonas de manejo e as normas vigentes e discutir como adaptá-las aos novos desafios. Desde a ampliação, em 2004, o parque passou a proteger mais de 230 mil hectares de Cerrado, o que exige novos esforços de conservação.
Pela Funatura, participaram o superintendente executivo e coordenador geral do projeto, Pedro Bruzzi, a coordenadora técnica Mara Cristina Moscoso e os especialistas Cesar Victor do Espírito Santo, Verônica Theulen, Jader Marino Filho, Gustavo Chaves Machado e Juliana Bragança.
Essa parceria conta com financiamento do Instituto Humanize, por meio de termo de parceria assinado com a Funatura, e visa garantir que o PNGSV continue cumprindo seus objetivos de conservação e protegendo uma amostra expressiva de Cerrado.
Monitoramento e Revisão do Plano de Manejo
A revisão do Plano de Manejo envolve uma análise detalhada das ações planejadas em 2003, com foco em:
- Avaliar a efetividade das ações implementadas até agora.
- Determinar a necessidade de ajustar o zoneamento.
- Reavaliar as normas de uso das diferentes zonas do parque.
O atual Plano de Manejo do PNGSV foi elaborado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com apoio da Funatura, em 2003.
Próximos Passos
Após a análise dos resultados do monitoramento, a Funatura deverá submeter o documento revisado para avaliação da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do ICMBio (COMAN/ICMBio) e apresentá-lo na reunião do Conselho Consultivo do PNGSV, no próximo dia 4.
Este documento subsidiará o ICMBio na revisão do plano de manejo, garantindo que o Parque Nacional Grande Sertão Veredas cumpra seus objetivos de criação, protegendo a biodiversidade, oferecendo oportunidades de visitação e pesquisa científica e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do entorno.