De olho na seca, projeto Sesc Pantanal planeja ações de recuperação de áreas e Manejo Integrado do Fogo

Por Funatura

28 de abril de 2023

Com a chegada de maio, em pouco tempo a seca já começará a dar sinais por todo o Centro-Oeste. De olho nessa mudança de estação, a equipe do projeto “RPPN Sesc Pantanal – Recuperando e Protegendo” realizou 3 dias de reunião para planejar as ações que acontecem quando as águas baixam e as áreas ficam acessíveis e propícias ao plantio.

Cesar Victor do Espírito Santo, coordenador do projeto pela Funatura, participou do encontro que teve como objetivo atualizar o status do projeto em relação às ações executadas e previstas, em especial relacionadas ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e ao Plano de Manejo Integrado do Fogo.

Durante a reunião, foi apresentado o plano finalizado de recuperação de áreas. A meta é recuperar 30 hectares de áreas degradadas, sendo que do final de 2022 até agora, 7 hectares já receberam o plantio que irá auxiliar no processo de regeneração de áreas secas e tabocais. Os próximos 23 hectares já foram definidos e estudados para que em agosto, quando o Pantanal já terá saído do seu período de cheias, o próximo ciclo de plantio tenha início.

Outro assunto tratado durante a reunião foi o Plano de Manejo Integrado do Fogo (MIF) para a região. O MIF, que está em fase final de elaboração, está sendo reforçado com medidas emergenciais que consistem na construção de dois poços artesianos na Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Sesc Pantanal e projetos de capacitação em prevenção e combate de incêndios junto à comunidade local.

Por causa dos bons resultados desse projeto, inclusive em relação à recuperação da fauna e flora locais, a Funatura foi convidada a participar do Plano de Manejo da Reserva Geral, em parceria com profissionais que atuam na RPPN Sesc Pantanal.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.