Novo projeto em Mateiros (TO) beneficia associação comunitária

Por Funatura

25 de novembro de 2021

Associados coletam jatobá na Fazenda, espécie endêmica do Cerrado, na comunidade da Fazenda Nova. Foto: Divulgação/ACAPPM

Uma nova parceria entre a Fundação Pró-Natureza (Funatura) e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) apoiará a Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) para a consolidação do manejo sustentável e produtivo da paisagem e o fortalecimento dos meios de vida local.

A ACAPPM está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Jalapão, no Tocantins. Por meio do projeto, pretende-se promover os serviços ambientais prestados por esses territórios e a conservação de longo prazo da biodiversidade.

O trabalho será realizado com financiamento do PPP-ECOS, um mecanismo de apoio a projetos para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais do Projeto GEF (Global Environment Facility – Small Grants Programme, em inglês), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), com duração de um ano – encerramento previsto pra 31 de novembro de 2022.

A Funatura foi selecionada no 30º Edital de Convocação de Territórios e Áreas Conservados por Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e Locais (TICCAs), publicado pelo ISPN, para recuperação dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19, no bioma Cerrado e sua área de transição.

São três os eixos de ação do trabalho:

  1. Apoio à inserção de seis grupos familiares de agroextrativistas, com 60 pessoas no total, para aproveitamento, em escala local, da safra de frutos do Cerrado (baru, buriti, macaúba, jatobá e cajuí).
  2. Identificação de oportunidades locais para organização das cadeias de produtos ecossociais a partir de 2022, com foco na inserção de mais grupos familiares e/ou comunitários.
  3. Fortalecimento da gestão da ACAPPM e apoio para diversificar o portfólio de produtos ecossociais, com vistas a uma atuação de médio e longo prazo para valorizar regionalmente as cadeias agroextrativistas.

Os territórios de atuação serão as paisagens produtivas das comunidades mobilizadas pela ACAPPM, localizadas dentro ou no entorno das Unidades de Conservação do município de Mateiros: Parque Estadual do Jalapão, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba. A mobilização abrange grupos familiares das comunidades da Fazenda Nova, Galheiros, Jacurutu, Galhão e Emenda.

Gestão participativa na Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros, no Jalapão, Tocantins. Fotos: Divulgação/ACAPPM

Acima: Casa-sede da Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiro. Abaixo: beneficiamento do jatobá para farinha.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.