“Manejo integrado do fogo é estratégia ambiental”, afirma Braulio Dias

Por Funatura

30 de novembro de 2020

Em entrevista ao Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o diretor-presidente da Funatura, Braulio Dias, destacou perspectivas e conceitos importantes para compreender as dinâmicas do fogo na natureza. Esclareceu as diferenças entre queimadas controladas e incêndios, desmistificando o senso comum de que fogo é apenas destruição e esclarecendo como este elemento também pode significar vida.

Braulio Dias é professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília e trabalha na interface ciência e política em meio ambiente, com ênfase em biodiversidade e serviços ecossistêmicos, polinização, controle de pragas, ecologia do fogo, savanas e monitoramento ambiental. Foi secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2012 e 2017.

O professor demonstra ser essencial investir em políticas de manejo do fogo para proteger o meio ambiente e prevenir desastres como o ocorrido no Pantanal. Sem deixar de fora os povos e as comunidades tradicionais e agricultores familiares, Braulio lembra que as práticas ancestrais destes grupos contribuem com a construção de caminhos que façam do fogo um grande amigo da natureza.

Brigadistas do ICMBio em ação na Chapada dos Veadeiros. Fotos de Fernando Tatagiba

Confira abaixo a entrevista completa.  

ISPN: Qual a diferença entre incêndios e queimadas?

Bráulio: Incêndio é um fogo descontrolado, de origem natural – raios, ou antrópica [ação do ser humano], que destrói um patrimônio natural (floresta e outras formas de vegetação) ou construído. Queimada é um fogo de origem antrópica intencional com o objetivo de reduzir a biomassa vegetal: para preparar área para cultivo agrícola ou renovação de pasto, eliminar restos de cultura agrícola ou controlar a biomassa combustível em vegetação natural. Desta forma, se reduzem os riscos de um incêndio florestal de grandes proporções ou restaura-se a dinâmica ecológica de ecossistemas campestres ou savânicos onde o fogo é um agente ecológico presente na história e evolução destes ecossistemas.

ISPN: De que forma as queimadas podem contribuir com a conservação do meio ambiente e das práticas tradicionais?

Bráulio: As queimadas podem ser benéficas ou maléficas ao meio ambiente dependendo das condições onde ocorrem. O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas e vegetações nativas, mas podemos agrupá-los em dois grandes grupos em relação ao fogo: de um lado, aqueles ecossistemas e vegetações que evoluíram com a presença do fogo em climas com estação de seca pronunciada, onde o fogo pode ter um efeito benéfico na dinâmica e renovação da vegetação favorecendo, por exemplo, as floradas e a dispersão das sementes, além da oferta de rebrotas nutritivas para a fauna, e, cuja flora e fauna possuem adaptações para resistir e responder ao fogo. Por exemplo, casca suberosa das árvores, estruturas subterrâneas bem desenvolvidas, com raízes tuberosas, troncos subterrâneos e gemas protegidas do fogo. De outro lado, o Brasil tem os ecossistemas e vegetações que evoluíram em regiões de clima úmido ao longo do ano todo onde o fogo é um elemento estranho e cuja flora e fauna não possuem adaptações para resistir e responder ao fogo – nestes ecossistemas o fogo é sempre um fator de destruição ambiental.

Ademais, o impacto do fogo depende da época de ano, da sua frequência, extensão, intensidade e velocidade (tempo de residência) e das condições ambientais (temperatura, velocidade do vento e fenologia das plantas e dos animais).

Os povos indígenas, as comunidades tradicionais e os agricultores e pecuaristas tradicionais desenvolveram estratégias adaptativas de uso do fogo controlado que propiciam benefícios para estas comunidades sem causar grandes incêndios – são experiências que devem ser melhor documentadas e resgatadas. Na Austrália, por exemplo, o governo faz pagamento por serviço ambiental para estimular as populações aborígines a retomar as tradições de queima controlada em pequenas áreas ao longo do ano. Desta forma, aumenta-se a heterogeneidade das paisagens e reduz-se as emissões de gases de efeito estufa com a redução dos grandes incêndios.

ISPN: O que é manejo integrado do fogo? Como essa abordagem pode ajudar a prevenir os incêndios?

Bráulio: O manejo integrado do fogo é uma estratégia de gestão ambiental, adaptada a cada condição local, que visa reduzir as condições para a ocorrência de grandes incêndios florestais, restaura o papel ecológico do fogo nos ecossistemas e vegetações que evoluíram com o fogo, aceitando os incêndios naturais provocados por raios, dentro de limites, e promovendo queimadas prescritas controladas em ecossistemas e vegetações adaptadas ao fogo para reduzir o acúmulo de biomassa vegetal seca e para promover maior heterogeneidade espacial das paisagens.

ISPN: De que maneira o manejo integrado do fogo pode funcionar para os diferentes biomas?

Bráulio: O manejo integrado do fogo deve atuar nos ecossistemas úmidos para a prevenção de incêndios florestais orientando e controlando o uso do fogo nas práticas agrícolas e promovendo a construção de aceiros para evitar a propagação do fogo e para facilitar o controle do fogo onde necessário. Já nos ecossistemas adaptados ao fogo, deve promover o uso de queimadas prescritas e controladas onde as condições ecológicas assim permitirem e deve promover a proteção dos ecossistemas e habitats vulneráveis ao fogo nas paisagens campestres e savânicas (como por exemplo as veredas, as matas ribeirinhas e os campos rupestres).

Veja aqui entrevista com Braulio Dias pela ocasião da posse na Funatura.

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.