Funatura inicia o trabalho no Parque Estadual de Caldas Novas

Por Funatura

26 de maio de 2021

Vista do PESCaN a partir do Mirante do Minério. Foto: Mara Moscoso

Nesta terça-feira (26/05), a Funatura participou do 6ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas enquanto instituição responsável pela elaboração dos novos Planos de Manejo e de Uso Público da Unidade de Conservação (UC) goiana. O Parque foi criado em 1970 para proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal, onde ocorre a geotermia que gera o grande atrativo turístico do primeiro parque do estado de Goiás.

“Prezamos por assegurar a participação social em todo o processo”, destacou o superintendente executivo da Funatura, Pedro Bruzzi, ao apresentar o plano de ação aos 52 participantes da reunião on-line. Durante o encontro, foi criado grupo de trabalho, com diferentes setores da sociedade, para acompanhar a missão.

O Plano de Manejo é um instrumento de planejamento e gerenciamento de UCs, composto por estudos, conhecimentos e análises de dados, com propostas de soluções para questões ambientais.

“Queremos elaborar documentos úteis para o gestor do Parque e que orientem experiências positivas aos visitantes”, afirmou a coordenadora-geral do trabalho pela Funatura e geógrafa Mara Moscoso. O plano seguirá metodologia orientada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, indicando normas de uso para o Parque.O coordenador técnico do Plano de Uso Público, José Aurelio Caiut, também afirmou a importância da participação social. “Esperamos chegar num documento que atenda às expectativas da comunidade local”, disse. A coordenadora do Plano de Manejo, Veronica Theulen, ressaltou que haverá um canal aberto com os diferentes setores da sociedade.

PRIMEIRA VISITA TÉCNICA

No Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, a Funatura realizou a primeira visita técnica de reconhecimento do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) . “Visitamos os pontos turísticos mais importantes, como a Rua de Pedra e o Mirante do Minério e conversamos com os gestores e a equipe do Parque para retornarmos, no mês que vem, com os pesquisadores”, relatou Mara Moscoso.

O superintendente da Funatura, Pedro Bruzzi, que acompanhou a visita destacou que a atualização do Plano de Manejo e a elaboração do Plano de Uso Público abrem uma oportunidade única. “Elevar o turismo de água quente para uma atividade que promova a maior integração da sociedade com a natureza, promova a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável local é muito importante”, enfatizou.

Em junho, a Funatura fará uma nova visita técnica em campo, com o uso de drones para sobrevoo da área, a fim fazer o mapeamento dos atrativos de uso público. Outras visitas estão previstas para levantamento dos meios socioeconômico e físico, além de fauna e flora.

Em julho, após a validação dos diagnósticos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Goiás, serão realizadas oficinas on-line para levantar colaborações da sociedade civil ao Plano de Manejo.

O PESCaN foi reaberto esta semana (24/05) e os turistas estão começando a visitá-lo novamente, com as recomendações sanitárias necessárias no contexto da pandemia de Covid-19.

Matéria relacionada: Plano de Manejo do Parque da Serra de Caldas Novas passa por atualização

Compartilhe nas suas redes!

Notícias relacionadas

Ler mais notícias

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Funatura diretamente na sua caixa de e-mail.